Líderes iranianos dizem que EUA estão impedindo luta global contra coronavírus
março 23, 2020
0
Os EUA estão impedindo a luta global contra o coronavírus com suas sanções contra o Irã, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Mohammad Javad Zarif, em um tweet na segunda-feira .
"O povo iraniano aprecia a crescente campanha global de líderes do governo e da sociedade civil que pedem o levantamento de sanções ilegais dos EUA", disse ele, acrescentando que os EUA "não estavam ouvindo" e o único remédio era "ADIAR a punição em massa dos EUA".
O presidente pesa: o presidente iraniano Hassan Rouhani disse na TV estatal que os EUA eram responsáveis pela “escassez de medicamentos e alimentos”, culpando as sanções americanas por impedir os esforços do Irã de conter o surto.
Não aceitará ajuda dos EUA: Rouhani disse que o Irã não vai aceitar a ajuda dos EUA para combater o vírus e disse que os EUA deveriam levantar as sanções contra o Irã se ele quer para ajudar a conter o surto.
"O fato de os americanos dizerem que estamos prontos para ajudar o Irã sob crise de coronavírus é uma das maiores mentiras da história", disse Rouhani, acrescentando: "Nossa nação sabe o que fazer. Nossa equipe médica tem um bom domínio de seus trabalhos. ”
Os comentários de Rouhani e Zarif acontecem um dia após o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, acusar os EUA de criar o vírus.
Tags: