Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias dos Estados Unidos planeja testar como os motoristas podem usar câmeras para substituir espelhos retrovisores tradicionais em automóveis, uma tecnologia já permitida em outros países, informou a agência nesta terça-feira.
O teste da agência conhecida como NHTSA examinará "o comportamento do motorista e a execução da manobra de mudança de faixa" em carros com espelhos tradicionais e sistemas de visibilidade baseados em câmeras, disse o departamento.
Em março de 2014, a Aliança dos Fabricantes de Automóveis pediu à NHTSA o uso de sistemas de visão traseira ou lateral baseados em câmera. Uma petição semelhante foi apresentada pela Daimler em 2015 buscando aprovação para o uso da câmera em vez de espelhos retrovisores em caminhões pesados. Essas petições ainda estão pendentes.
O NHTSA disse em um relatório no ano passado que ainda estudava a questão. O novo teste inicialmente se concentraria em veículos de passageiros e, posteriormente, em veículos maiores.