Segundo reportagem do UOL, o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) fez um levantamento mostrando que a pirataria continua sendo uma das principais inimigas dos videogames no Brasil, com 82% deles sendo cópias falsificadas, enquanto apenas 18% de títulos originais são comercializados no país. De acordo com a matéria, isso significa um desfalque aproximadamente R$ 140 milhões no mercado legalizado de jogos. Eles não divulgaram qual a metodologia do levantamento.
Os números são preocupantes se levarmos em conta a penetração que a indústria conquistou no Brasil nesses últimos dois anos. Eleito um dos mercados com maior potencial pelas publishers e fabricantes de consoles, o Brasil ainda sofre com problemas que atrapalham o crescimento dos jogos eletrônicos em seu território e ainda se vê assombrado pelo velho fantasma da pirataria.
O presidente da FNCP Edson Vismona, acredita que só quando o governo finalmente levar a indústria dos videogames a sério que as coisas vão começar a mudar, “É uma indústria a qual todos têm acesso atualmente. É preciso dar mais importância a este mercado, algo que hoje o país não faz,” disse.