1º de abril é Dia da Mentira. Mas como isso começou? Bem, a resposta para essa pergunta pode não ser tão simples e remonta a costumes antigos e muita investigação. Para ter uma ideia de como a dúvida é pertinente, o site Museum of Hoaxes conta que um leitor da revista britânica "Apollo" já se perguntava, em 1708, pelas origens dessa data tão divertida.
Mesmo com todo esse tempo, não é muito fácil explicar como o Dia da Mentira começou. Os registros mais antigos sobre a comemoração dessa data são do início dos anos de 1500 e até hoje deixam muitas dúvidas. Apesar disso, existem diversas teorias sobre o surgimento desse costume, incluindo uma que se sobressai e se apresenta como sendo a mais confiável de todas. Portanto, vamos a ela!
A grande culpada pela data teria sido uma reforma de calendário que ocorreu na França, em 1564. Com esse evento, o Ano Novo, que antes era comemorado no comecinho de abril — junto com a chegada da primavera —, passou a ser celebreado no dia 1º de janeiro.
Consequentemente, muitos cidadãos da região simplesmente ignoraram a mudança — ou não deram muita atenção a ela — e continuaram a comemorar o Ano Novo na data antiga. Não demorou muito até que alguns “espertinhos” começassem a tirar sarro desses “desinformados”, passando a aplicar peças neles e apelidando-os de “bobos de abril”.
Com o passar do tempo, a brincadeira teria ultrapassado as fronteiras francesas e se espalhado por outras partes da Europa, conquistando o mundo posteriormente. Ou seja, uma trollada local acabou se espalhando pela Terra e virando um "meme" que dura até hoje. Imagine o que essas pessoas teriam feito se a internet já existisse naquela época.