Na madrugada desta quinta-feira, 29, faleceu o jornalista Joelmir Beting, em decorrência de um AVC. Ele estava internado desde a semana passada no hospital Albert Einstein e, no domingo, havia sofrido um acidente vascular encefálico hemorrágico. Beting era conhecido pelos comentários de fácil entendimento sobre economia para o público.
Joelmir teve uma infância difícil e trabalhava em plantações da própria família. Aos 15 anos, veio a oportunidade de trabalhar em uma rádio. Aos 21 anos, iniciou a carreira no jornalismo, sendo repórter esportivo nos jornais Diário Popular, O Esporte e Panamericana – atual Jovem Pan. Foi contratado pela Folha de S. Paulo em 1966, dois anos depois, após o sucesso da editoria de Automóveis nos Classificados, torna-se editor de Economia do jornal. Em 1970, ganha sua própria coluna. No início dos anos 90, sua coluna é transferida para O Estado de S. Paulo.
Beting iniciou sua carreira televisiva na Rede Bandeirantes, onde apresentava o “Jornal da Bandeirantes” e fazia comentários sobre Economia. Em 1985, é contratado pela Rede Globo, onde permanece por 18 anos. Além de comentarista econômico, apresentava um programa na Globo News. No ano de 2003, Joelmir retorna ao Grupo Bandeirantes e passa a trabalhar em vários veículos do grupo, entre emissoras de TV, jornais e rádios. O sociólogo chegou a apresentar o programa esportivo “Beting & Beting”, no BandSports, ao lado do jornalista esportivo e filho Mauro Beting.
Atualmente, Joelmir apresentava e editava, ao lado de Ricardo Boechat e Ticiana Villas Boas, o “Jornal da Band”. Ainda na emissora aberta, comandava o programa de entrevistas “Canal Livre” com o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre. No canal de notícias do Grupo, o Band News, o consagrado jornalista econômico tinha blocos diários e curtos onde comentava diversas notícias. O bloco era intitulado “A Notícia com Joelmir Beting”.
fonte ; RD1